8 de julho de 2015

16 coisas que aprendi com 16 anos

yay

Oi, gente! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Dia 2 de julho foi meu aniversário yay e completei 16 anos. Sei que não muda muita coisa e até sou adepta dessa ideia da Sonya Esman, mas não deixo de ficar feliz por mais um ano de vida. Então, pra comemorar a data aqui no blog, pensei em alguma coisa que tivesse a ver com o número (que, na verdade, é uma ideia inspirada nesse vídeo da Victoria Ferreira).

Em síntese, reuni 16 lições que vim aprendendo nos últimos tempos e julgo importantes. Nada filosófico ou inovador demais, só coisas que me marcaram e valem a pena compartilhar, ok? Vou tentar não fazer muitos comentários sobre cada uma pra não deixar o post longo demais. Sem mais introitos, vamos lá. ♥

1. Nem sempre dá pra agradar todo mundo
Na verdade, geralmente não dá. Se você é como eu - que nunca quer decepcionar ninguém ou ser mal julgada -, você entende essa preocupação. Mas tem uma hora que a gente tem que aceitar que de opiniões (divergentes!) o mundo tá cheio e que a paz interior tem que falar mais alto.

2. Se você não fizer, ninguém vai fazer por você
Parece clichê, mas é verdade. Sabe aquele sonho de aprender uma língua estrangeira ou aquele quarto bagunçado há semanas? Se você não tomar a frente, nada vai mudar.

3. Não precisa ser perfeito, só precisa ser feito
Essa frase do Coisas Boas Acontecem diz tudo! Também há uma ideia parecida em outra frase: "comece onde você está, use o que você tem e faça o que puder".

4. Sempre há coisas novas pra aprender...
Já dizia Stephen Hawking.

5. ...e com qualquer pessoa!
Seja a moça do caixa ou um doutor em *insira um assunto difícil aqui*, ambos têm habilidades e conhecimentos diferentes dos seus.

6. Beleza é questão de ponto de vista
Não só esteticamente (e olha que o ideal de belezamudou muito), mas na vida mesmo. Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, soube ver beleza numa pedra.

7. Você é o que acredita ser
Sério.
8. Você pode se inspirar ou sentir inveja
É uma escolha.

9. Amizades acabam
E isso não quer dizer que foram perda de tempo ou que é culpa sua.

10. Palavras podem machucar...
Pode parecer besteira ou simplesmente óbvio, mas muitas vezes a gente nem percebe.

11. ...ou animar alguém (e muito!)
Quem nunca ganhou o dia só por um elogio ou uma mensagem de texto?

12. As coisas têm a importância que você dá a elas
Um bom exemplo disso é a frase "foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante", do Pequeno Príncipe. Isso também serve pra lembrar que nem todo problema é tão grande quanto parece ser - o que nos leva à próxima lição:

13. Nem tudo é o que parece
Ok, isso foi meio Feiticeiros de Waverly Place, mas é verdade. A comida com cara de nojenta pode ser deliciosa; a menina metidinha pode virar sua melhor amiga.

14. Opiniões mudam (e a gente também)
É uma coisa meio difícil/estranha de se encarar, fato. Mas não é necessariamente ruim! Mudar de opinião, de estilo ou de ideia acontece com todo mundo e pode até indicar evolução. Ninguém morre como nasceu, né?

15. Se você quer muito, compre
Dinheiro é pra ser gasto mesmo, especialmente com o que você almeja. Claro que não é pra sair dando a louca e estourando os limites, mas já aconteceu de eu deixar pra depois e perder a chance ou ficar querendo poupar demais. (desculpa, tava tudo bem profundo e essa cortou o clima HAHAH é que precisei incluir!)

16. Deus nos ama
E quer ver a gente bem, não o contrário. Ele não fica anotando os nossos erros pra nos acusar (você nunca pensou isso?), nem nos julga. Apesar de ser algo relativamente simples, demorei pra entender. Não vou me aprofundar muito, mas esse texto explica bastante o assunto.


Fim! Espero que vocês tenham gostado das minhas lições. 
Discordam de alguma, concordam com outra? E quais são as de vocês?
Vou ficar muito feliz de ver os comentários.
Beijo!

4 comentários:

  1. e esse número 12 ai? hehe Adorei as 16 lições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEHEH e eu ainda não tinha lido o livro!

      Excluir
  2. Já teve uma época em que eu pensava muito em "as pessoas vão gostar de mim?" ou "será que eu agrado a todos?", mas descobri que nem sempre todos gostam de você, mas as vezes, mesmo com poucas pessoas que aparentam gostar de você, você é muito mais querida do que aquelas garotas que parecem ter 100 amigos.
    "Se você não fizer, ninguém vai fazer por você" frase típica da minha mãe. Ela sempre fala isso, e já virou um lema pra mina vida!
    "Amizades acabam" esse ano tive uma experiencia muito ruim, que resultou no fim da amizade que eu tinha com uma menina fazia 4 anos. De início, eu me culpava, porque pensava mas que era tudo culpa minha, mas percebi que não é nada disso. Como você falou "Opiniões mudam (e a gente também)", então eu acabei percebendo que toda aquela história de fim de amizade não era culpa minha.
    E por fim "Deus nos ama". Não importa de qual igreja você seja, todos nós cremos no mesmo Deus, e somos felizes por ter ele sempre ao nosso lado!
    invasaodepandas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, concordo muito com você! Obrigada pelo comentário ♥ é ótimo saber que alguém realmente leu tudo - e que se identificou.

      Excluir